A ideia que originou O CENTRO EDUCACACIONAL “COOPEPI, surgiu em 10 de maio de  1994, da união de um grupo de pais que buscava novos rumos com o propósito de constituírem uma sociedade cooperativista, visando atender mais amplamente a sociedade pinheirense no que se refere a uma educação de qualidade . É neste contexto que os alunos do CENTRO EDUCACIONAL “COOPEPI”, são estimulados a pensar e refletir e, principalmente, a se apaixonar pela busca do conhecimento.

Nesta oportunidade, após devidas explicações e debates foi aprovado o Estatuto Social da Cooperativa e eleição da primeira diretoria.

Inaugurada em 12/06/1994, sob administração do Presidente Ronaldo Gomes de Menezes, com apenas 05 salas de aula, de 5ª a 8ª séries, foi denominada Escola de Primeiro e Segundo Graus COOPEPI, iniciando o funcionamento no prédio escolar da Igreja Católica. Essa idéia foi tomando corpo e força entre os moradores da cidade, e congregando mais adeptos a sociedade cooperativista.

EM 1995, foi mais um ano de muita importância e conquista na história dessa instituição, a aquisição da  sede própria. O novo prédio da Cooperativa Educacional de Pinheiros., situado à Rua Pedro Herkenhoff, 189, Bairro Centro, Pinheiros, Espírito Santo, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, Resolução nº 25/97, publicada no Diário Oficial  de 29/01/97, para ministrar o Ensino Fundamental completo e o Ensino Médio, nos termos da Lei nº 7044/82.

30/04/1997 – O Regimento Interno deste estabelecimento de ensino, foi aprovado em 13/11/1995, através da Resolução CEE nº 94/97, publicado no Diário Oficial em 30/04/1997.

23/08/1999 – A Educação Infantil é autorizada pela Resolução CEE nº 125/99, publicada no Diário Oficial de 22/10/99.

16/11/1999 – O Conselho Estadual de Educação reconhece a Escola de Primeiro e Segundo Graus “COOPEPI” através da Resolução CEE 183/99 e autoriza a mudança de endereço da Avenida Setembrino Pelissari, s/nº para a Rua Pedro Herkenhoff, nº 189, publicado no Diário Oficial em 15/12/1999.

11/11/2002 – O Regimento Interno revisado foi aprovado pela Resolução CEE 74/2002, publicado no Diário Oficial em 20/12/2002.

31/03/2004 – Foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação a mudança de denominação da Escola de Primeiro e Segundo Graus COOPEPI para Centro Educacional COOPEPI, através da  Resolução nº 945/2004, publicado no Diário Oficial de 23/06/2004.

Completou 21  anos, numa trajetória comprometida com uma educação inovadora e responsável, onde o conhecimento, os valores, o raciocínio e a criatividade fazem parte do dia a dia de seus alunos. Os desafios do século XXI exigem uma formação sólida e humana, onde o uso de tecnologias de ponta, o desenvolvimento de competências, o respeito e a disciplina se fazem necessários desde a educação infantil até a formação dos jovens dos ensinos fundamental e médio.

Ao longo desses anos esta instituição  vem construindo uma história de evolução, crescimento e sobretudo sendo a marca de qualidade de ensino em no município de Pinheiros- ES.

Essa história de evolução tem como objetivo conseguir que nossos alunos, de forma gradativa, sejam capazes de tomar decisões, de corrigir metas, de buscarem o empreendedorismo, vivendo sempre um presente instigante e alcançando um futuro sonhado.

A instituição conta com uma equipe de professores e  pedagogos interessados em construir uma escola de qualidade, e o resultado de tanto esforço e dedicação é a satisfação de nosso aluno e cooperado. Valorizando o ser humano, objetivando seu desenvolvimento bio-psico-social e cultural, respeitando e considerando as diferenças e as identidades pessoais e coletivas constituintes do seu contexto, proporcionando-lhe um processo de escolaridade que privilegie conhecimentos, habilidades e competências que lhes possibilitem aprender de forma significativa e agir criticamente na sociedade, instrumentalizando-o para o exercício da cidadania com valores baseados na solidariedade, na colaboração, na participação e na responsabilidade.

Comentários Facebook